No 30º ano de mostra, a CASACOR se adapta a atualidade e é realizada de forma híbrida: no endereço icônico do Jardim Botânico e na versão digital.
A CASACOR Rio de Janeiro traz para 2021 a versão presencial e, por conta da pandemia, a interação digital, ampliando assim a experiência do público que, mesmo a distância, pode explorar detalhes dos projetos por meio de 3D, fotos e vídeos.
Novos tempos. O “novo normal” é uma realidade dentro das nossas casas e, principalmente, na relação que passamos (ou voltamos) a desenvolver com ela durante este período. Futuristas dizem que é um caminho sem volta. Nós assinamos embaixo. E, por isso, foi especial ver que todos os projetos da CasaCor se voltaram para casas que viraram vários lugares em um só. Afinal, arquitetura é movimento, verdade, flexibilidade. Se o mundo e o comportamento do consumidor mudou, a arquitetura também se adapta.
A nova realidade inspirou ambientes com múltiplas funções redescobertas no último ano:
- Ambientes adaptados: salas e quartos também se transformaram em escritórios ou academias;
- O contato com a natureza tornou-se mais urgente e importante para a nossa saúde mental em um momento tão delicado. Vasinhos de flor, hortas verticais, paredes texturizadas e muito mais. O verde está presente até nos banheiros e alguns projetos acionam luzes e som de águas dos riachos, permitindo sensações de relaxamento;
- Nada mais em alta do que nossas raízes! A valorização de detalhes originais da nossa história e o resgate da arquitetura antiga apareceu através de sancas, portais, vitrais, painéis de azulejo, tetos decorados e muito mais.
A visita é incrível e vale a pena, ainda que sejamos suspeitas. Se você ainda está em dúvida, anotamos alguns motivos para te levar até lá. Dá uma olhada:
- Os jardins: são 12 mil metros quadrados com uma área verde da Mata Atlântica a céu aberto.
- O amor pela cidade: o que pode ser mais carioca do que passar um dia aproveitando as belezas naturais da cidade?
- A casa em si: com um ar palaciano e objetos adquiridos em leilões, igrejas e viagens, a casa conta uma história muito cultural.
- Os nomes da arquitetura: profissionais de várias gerações traduzem de maneira diversa o jeito carioca de morar e apresenta soluções para o “novo normal” residencial.
- A gastronomia: clássicos como o Haddock Poché, alguns belisquetes e drinks são algumas opções do que é servido em cada restaurante.
- A segurança: o evento foi totalmente preparado para receber visitantes, seguindo todas as normas de segurança sanitária necessárias e exigidas pelas autoridades durante esse momento em que vivemos.
Nossos projetos preferidos:
A Casa Cor já impressiona logo na entrada principal, o acesso dá-se através de um passeio por um jardim incrível cheio de espécies bem tropicais, até depararmos com um palacete do século XIX, de arquitetura eclética. O hall de entrada também é impactante, com pé direito amplo e uma escadaria de madeira de cair o queixo, onde conseguimos notar que muitos elementos originais da construção foram mantidos no local.
A intervenção dos arquitetos, nessa edição da Casa Cor, foi incrível, pois todos conseguiram trazer os ambientes para a atualidade com intervenções mínimas na arquitetura do casarão Brando Barbosa. Como dito antes, estamos vivendo uma busca intensa para resgatar as nossas raízes e tudo aquilo que nos é “familiar”, aquilo que é natural e conta a nossa história, e nada melhor do que fazer o uso de elementos e materiais naturais como madeira, palha, couro, pedras naturais e claro, muito verde, para trazer essa atmosfera.
Dos ambientes que mais gostamos, estão entre eles os seguintes: Paola Ribeiro, Jean de Just, Ouriço Arquitetura, Up3 Arquitetura, Mario Costa Santos, Tatiana Lopes e Andrea Chicharo.
Informações:
Período: 02 de março a 09 de maio de 2021
Horário: terça a sexta 12h às 20h
sábados, domingos e feriados 10h às 20h
Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico
Telefone: (21) 2512-2411
Ingressos: https://casacorrj.byinti.com/
*Seguindo os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS), as visitas presenciais devem ser pré-agendadas no site já que há limite de pessoas por ambiente.