Desde o início da quarentena, a cozinha assumiu maior relevância nos projetos de arquitetura dos lares brasileiros. Classificada como “coração da casa” por Érica Salguero, arquiteta do elenco CASACOR, o ambiente doméstico virou lugar de união e interação familiar, bem como palco para as primeiras aventuras de quem nunca havia se atrevido a fazer pelo menos um bolo.
A atividade de cozinhar, que antes era apenas obrigação ou hobby de poucos, se tornou o novo passatempo na casa de milhares de famílias. Com isso, o setor de arquitetura e design interno teve de se reinventar para suprir as novas necessidades dos clientes.
A tendência que mais marcou o mercado em 2021 foi a busca de um espaço super funcional, com boa circulação e que atenda às necessidades específicas de seus moradores. A elaboração da cozinha é considerada a mais estratégica da casa pois além de ter que agradar esteticamente, seu planejamento deve ser moderno e prático, adaptando-se à planta e à rotina da casa.
Um exemplo é a cozinha integrada com outros ambientes, que é muitas vezes delimitada por uma bancada ou balcão. Também, os móveis sob medida ou planejados são ótimos para compor o visual do ambiente, mantendo a ergonomia. Destacou-se também o estilo minimalista, com cores neutras ou monocromáticas e sem puxadores em armários e gavetas.
Com o fim do ano, as tendências para 2022 já começam a surgir, mas uma essência que com certeza vai permanecer é a da cozinha como coração da casa. O ambiente de encontro e carinho tem que estar sempre a altura de seu cozinheiro, nunca deixando o ingrediente especial faltar: o amor.